quarta-feira, 2 de abril de 2014

Divisão Internacional de Trabalhador

DIT: 


    A dit criou uma independência entre diferentes poder do mundo, mesmo com essa independência existe uma diferença entre  esses espaços. Após a segunda guerra mundial, a dit mudou completamente, havia muitos trabalhadores nas fábricas, e hoje em dia, os trabalhadores foram "expulsos" e as máquinas substituíram os humanos! E as grandes empresas se mudam para países onde a mão-de-obra é barata, como no Brasil, e criam filiais pelo mundo. 

Tempos Modernos

 Fordismo:

  Nas imagens a seguir podemos encontrar as seguintes características do fordismo:




* A produção em massa: Faz uso intensivo de capital, ou seja, utiliza uma alta proporção de máquinas em relação ao número de trabalhadores. Com o custo do trabalho mais baixo e alta taxa de produção, a proporção de capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem, em comparação com outros modos de produção.






 * Esteiras Rolantes:  As peças passavam por uma esteira, e cada operário realizava uma etapa da produção. As máquinas eram bem rápidas,  os operários tinham que ser rápidos também. A velocidade da esteira era controlada pelo admimistrador.

    No filme "Tempos modernos", Charles Chaplin faz uma crítica em relação ao fordismo. Como podemos observar na imagem abaixo:


 
 A imagem representa uma "viagem" do proletariado em outros processos sem ser o que ele trabalha. O proletariado só conhece a sua etapa de produção, ele não sabe nem que produto a peça que faz vai pertencer... O autor quer mostrar que o trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver.

Na atualidade, existem muitas características do fordismo presentes no mode de produção.. As maquinas industriais fizeram com que aumentassem  o número de trabalhadores urbanos, fazendo  crescer a concentração populacional nas cidades....
Hoje em dia o trabalhador recebe um salário digno, de carteira assinada.